As pessoas quando envelhecem passam a ter uma vida com menos agitação e mais momentos de calmaria. Mas tranquilidade não é sinônimo de monotonia e mesmo os idosos precisam de atividades que lhes estimulem.
“Ah, mas estou muito velho para isso”. Primeiramente, não existe idade para o lazer e em segundo lugar, realizar uma atividade que ponha o corpo e a mente para se movimentarem gera muitos benefícios para a saúde do idoso e seu convívio em sociedade. Ajuda à pessoa ter maior integração social, a descobrir novas coisas e até se valorizar mais.
Neste dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, vamos dar 10 dicas de lazer para os idosos fazerem da terceira idade a melhor idade!
- Atividades Físicas
A prática de atividades e esportes é bom em qualquer idade, especialmente para o idoso. Melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de reflexo e garante a disposição necessária para a realização de outras tarefas diárias. Procure um médico para que ele possa passar a carga de exercícios adequada para não se sobrecarregar.
- Cultura
Ir a um museu ver uma nova exposição, ao teatro assistir a uma peça ou ao cinema para ver o lançamento de um novo filme são atividades que fazem você se movimentar, abrem a mente e estimulam a criatividade, coisas muito importantes para a terceira idade.
Entretanto, fazer isso tudo fora de casa não exclui a possibilidade de se realizar essas atividades em casa. Reúna a família para ver um filme ou até tome a iniciativa de fazer a sua própria exposição envolvendo todos ao seu redor. Isso promove integração entre você e seus parentes e amigos.
- Cursos e Oficinas
Nunca é tarde para aprender e conhecer novas coisas. Com disposição, você pode fazer o que quiser, desde um curso de crochê, pintura ou costura, até uma faculdade, um novo idioma e computação.
- Dança
Assim como as atividades físicas, a dança também estimula o corpo e a mente, aumentando a sua capacidade de concentração e o movimento do corpo. Além disso, é uma ótima opção de lazer por envolver a música e a integração social, gerando momentos muito divertidos.
- Grupos de leitura
A leitura, assim como os cursos e oficinas, são capazes de estimular a mente, aumentando a criatividade e fortalecendo o raciocínio. Em um grupo de leitura, você pode conhecer e interagir com novas pessoas, trocando livros e conhecimentos.
- Jardinagem
A jardinagem tem um poder terapêutico impressionante. É uma atividade que trabalha vários aspectos do seu corpo, como o tato com as plantas ou o olfato ao sentir o aroma de uma flor. Se for realizada em grupo, será ainda melhor, pois você será capaz de desenvolver projetos como hortas e herbários.
- Jogos
Reunir os amigos para jogar xadrez ou baralho, ou até mesmo fazer palavras cruzadas em sua poltrona são momentos únicos de estímulo mental e diversão. Por isso, os jogos são fundamentais e devem fazer parte do dia a dia do idoso para uma vida saudável.
Se estiver aliado à prática de atividades físicas, melhor ainda! Chame alguns amigos para jogar futebol ou vôlei e renove suas energias!
- Meditação
A meditação engloba os cuidados do corpo, da mente e também do espírito. Fazer Ioga, por exemplo, ajuda pessoas a melhorarem suas posturas, provoca benefícios para a respiração, aumenta a sua imunidade corporal, estimula a mente e facilita a resolução de problemas psicológicos como a depressão.
- Novas tecnologias
Facilitar o acesso do idoso às novas tecnologias é uma outra maneira de obter novos conhecimentos. Mexer em um celular mais avançado, aprender a utilizar uma smart tv e brincar com jogos eletrônicos desenvolvem a memória e também estimula a criatividade.
- Viagens
Se ao chegar na terceira idade, as pessoas ficam com mais tempo livre para realizar descobertas e relaxar, por que não fazer isso tudo em uma viagem?
Ir conhecer novos lugares e pontos turísticos ajuda a quebrar com a rotina, estimula a memória e novos aprendizados, descansa o corpo e a mente e ajuda bastante na melhoria da autoestima. Se for feita em grupo, também é capaz de promover integração social.
Áreas de Lazer do Sindeesmat
O Sindeesmat conta com duas sedes para que os trabalhadores e aposentados filiados e seus dependentes possam descansar e curtir um clima agradável. Entretanto, em face da Covid-19, elas não podem ser frequentadas.
São elas:
- A sede no balneário de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, com seis casas e sete sobrados com capacidade para seis pessoas. Elas têm camas, mesas, geladeiras, fogão, colchões, panelas, área externa, churrasqueira, espaço de eventos e garagem.
- A sede campestre, em São José dos Pinhais, com uma área verde ampla, espaço de eventos, churrasqueiras, campo de futebol com vestiários, quiosques, estacionamento e playground.
Assim que a pandemia acabar, as sedes estarão novamente à disposição dos nossos filiados e seus dependentes. Para mais informações, ligue para (41) 3222-6969 e (41) 99645-9957.
Fonte: Sindeesmat