Usar a máscara caseira do jeito certo pode evitar até 70% da contaminação, em comparação a não usar nada. Confira abaixo como garantir essa proteção:
- A máscara é individual: não a compartilhe com ninguém.
- Material: dê preferência às máscaras de tricoline (tipo de tecido de algodão cuja malha é mais fechada), que têm maior durabilidade e podem ser lavadas. Caso utilize máscara de TNT (Tecido não Tecido), deve conter gramatura maior que 40.
- Camadas: seja máscara de tecido ou de TNT, é fundamental que tenha duas camadas para barrar o vírus.
- Cobertura completa: a máscara não deve ficar folgada no rosto, nem nas laterais, e deve cobrir completamente o nariz, a boca e o queixo.
- Usar no pescoço: errado! A máscara não pode ficar no queixo, ou solta no pescoço.
- Durante o uso: não toque a máscara com as mãos. A lavagem das mãos continua obrigatória.
- Hora de trocar: troque a máscara quando estiver suja ou úmida. Se você a utiliza durante o dia inteiro, tenha sempre uma máscara extra para fazer a troca.
- Como retirar: não toque no tecido! Com os dedos, segure apenas nos elásticos presos nas orelhas ou solte o laço que prende à cabeça.
- Higienização: se for máscara de tecido, lave-a com água e sabão após o uso. Não reutilize máscara sem estar lavada, mesmo que pareça limpa.
- Isole-a: caso não possa lavá-la imediatamente, coloque-a num saco até que possa higienizá-la. Máscara usada, suja ou contaminada não deve ficar exposta (em cima de uma mesa, por exemplo), nem solta e desprotegida dentro da bolsa.
- Descarte: se for máscara TNT (que não é lavável), jogue-a fora após o uso (no lixo comum). Lavá-la estraga as fibras, impedindo a respiração. Máscaras de TNT devem sempre ser descartadas.
Fonte: Sindeesmat