Trabalhadores e sindicatos: essa é uma aliança tão tradicional quanto necessária na busca da manutenção e ampliação dos direitos sociais. O maior patrimônio de um sindicato é sua base, seus trabalhadores, enquanto uma das maiores conquistas dos trabalhadores é exatamente a luta e a liberdade sindical.
Para você que ainda não conhece seu sindicato, ou conhece pouco dessa longa e vitoriosa tradição no Brasil, o SINDEESMAT separou cinco motivos que demonstram a importância do trabalho e da ação sindical.
1 – Momento de reformas e ataque a direitos
O Brasil vive nos últimos anos, desde a deposição da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, um ciclo de ataques aos direitos sociais e trabalhistas conquistados desde o final da ditadura militar.
Esse movimento político, apoiado pelos defensores da privatização das políticas públicas e da apropriação das riquezas pelo grande capital, é simbolizado pelas Reformas da Previdência, Trabalhista e Administrativa defendidas por Michel Temer, Jair Bolsonaro e os líderes do chamado Centrão.
Para combater esse tipo de ataque a direitos, a ação sindical é fundamental e indispensável, como o caso da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) sendo barrada pela luta dos trabalhadores atualmente demonstra.
2 – Conquistas materiais
A luta sindical traz ganhos concretos inegáveis para os trabalhadores e suas categorias. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) divulgados em 2017, os trabalhadores sindicalizados conseguem em média melhores remunerações e mais benefícios, recebendo em média cerca de 33,5% a mais quando comparado com os não sindicalizados.
3 – Auxílio jurídico e burocrático
As instituições sindicais também existem para prestar auxílio jurídico e sindical para seus filiados e sua categoria como um todo.
No caso da ação jurídica, causas coletivas são assumidas pelos sindicatos em benefício da categoria. O auxílio também é feito individualmente, auxiliando os trabalhadores a reivindicarem seus direitos judicialmente ou a garantirem seu direito à aposentadoria.
4 – Fiscalização e notificação dos patrões
Outra importante função cumprida pelos sindicatos é a de fiscalizar a segurança e a saúde dos trabalhadores, notificando seus empregadores ou as autoridades quando haja possíveis irregularidades.
Com isso, o trabalhador é protegido de atuar individualmente e sofrer possíveis represálias, e o sindicato, com sua experiência e legitimidade, tem mais condições de garantir os direitos trabalhistas.
Os sindicatos também podem emitir as CATs, Comunicação de Acidente de Trabalho, no caso de empregadores estarem evitando suas responsabilidades.
5 – Atividades culturais
Além das atividades de cunho mais diretamente político, os sindicatos também têm uma importante ação cultural, promovendo eventos, confraternizações e festas, que movimentam manifestações artísticas e esportivas diversas e integram trabalhadores e suas famílias.
Fonte: SINDEESMAT