Máscaras de tecido são uma excelente opção para reforçar a proteção contra o Coronavírus: além de mais econômicas e fáceis de encontrar (ou fazer), seu uso ajuda a manter os serviços de saúde e hospitais abastecidos com máscaras profissionais.
A máscara deve ser feita com tecido confortável (de preferência 100% algodão ou cotton) e cobrir completamente o nariz, a boca e o queixo, ficando bem adaptada ao rosto para evitar a necessidade de ajustá-la a todo momento.
Já falamos aqui os 11 passos para usar a máscara corretamente, e agora vamos ensinar seis passos para você lavar sua máscara de tecido do jeito certo. Acompanhe!
6 passos para lavar sua máscara corretamente
- Lave: a máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas
- Use: água e sabão neutro, para começar
- Desinfete: em seguida, deixe a máscara de molho em água + água sanitária (ou outro desinfetante)
- Enxágue: com água limpa e deixe a máscara secar, sem torcê-la
- Passe: depois de seca, passe a máscara com ferro quente
- Guarde: não deixe a máscara exposta à contaminação. Depois de passá-la, guarde-a em um recipiente fechado
Seguindo essas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sua máscara de tecido estará devidamente higienizada e pronta para o próximo uso!
E lembre-se: a máscara deve ser usada por um período de poucas horas, e seu tecido não deve ser tocado. Lave as mãos antes de retirá-la, e toque apenas nos elásticos ou no laço que prende à cabeça.
Aprenda também como desinfetar corretamente o local de trabalho com água sanitária, e conheça 5 hábitos para mudar e evitar a contaminação por Covid-19.
O Sindeesmat está com você na luta contra o Coronavírus. Juntos, vamos vencer essa batalha!
Fonte: Sindeesmat