O Sindeesmat participou nessa quinta-feira (2) da reunião de diretoria da Fetropar e sindicatos membros. Logo na abertura do encontro, os dirigentes presentes realizaram uma análise de conjuntura e debateram as agendas e mobilizações locais a serem realizadas pelos trabalhadores, sindicatos e Federação durante o mês de agosto.
Painel
O Ministério Público do Trabalho (MPT) convidou a Fetropar para apresentar um painel no dia 10 de agosto, como parte obrigatória no workshop de atualização dos Juízes do Trabalho.
No evento a federação realizará apresentação sobre a atividade do setor de transportes e suas complexidades. Dessa forma, os juízes contarão com mais elementos para compreender a realidade dos trabalhadores da categoria, especialmente sobre suas condições de trabalho.
Seminário Jurídico
Conforme aprovado nas últimas reuniões de diretoria, a federação vai promover um Seminário Jurídico nos dias 20 e 21 de setembro, que contará com a participação de diversos juristas, além de oficinas de prática jurídica e debates sobre as novas configurações dos direitos dos trabalhadores, especialmente após a Reforma Trabalhista, levando em conta seus impactos no direito previdenciário.
O seminário também vai debater as ações coletivas pós-reforma, contando com orientações jurídicas para defesa da atividade sindical, além de orientações sobre medidas que têm como objetivo combater as práticas antissindicais, realizadas pelas mais variadas empresas com a finalidade de afastar o sindicato da sua base e isolar os trabalhadores.
“Esse é um importante momento para o movimento sindical, que precisa unir estratégias e compartilhar informações. Sobretudo no que se trata do combate a práticas antissindicais”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, ao destacar a importância de um bom planejamento para a atividade sindical nos momentos mais recentes do Brasil.
Análise das contas da entidade é tema de encontro do Conselho Fiscal
Os sindicatos membros e a Fetropar fizeram, também, acompanhamento e debate sobre as contas da federação e do Instituto São Cristovão (ISC). Durante a manhã dessa quinta-feira (2), o Conselho Fiscal da entidade se reuniu para avaliar o balanço financeiro referente aos últimos três meses de atividade.
Mesmo diante de um cenário desafiador para o movimento sindical, a Fetropar tem seguido sua programação com firmeza, dedicando especial atenção em manter as contas equilibradas e de acordo com o planejamento financeiro aprovado nas últimas reuniões de diretoria da entidade.
Fonte: Sindeesmat