De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a desinfecção de ambientes, utensílios e objetos diminui o risco de propagação do vírus.
A água sanitária (hipoclorito de sódio) é ideal para isso, pois é barata, eficiente para eliminar o Coronavírus e rende muito! Mas, é preciso saber usá-la.
Para começar, usar a água sanitária pura não destrói o vírus!
Pois é! É preciso diluir o produto em água, para formar uma substância chamada ácido hipocloroso. Deixe a solução agir por 15 a 20 segundos e acabe com o Coronavírus!
Misturar produtos de limpeza também não é nada bom.
A combinação cria um terceiro produto, gerando reações químicas que não temos controle. Dentre estas reações estão gases tóxicos e outras substâncias que podem sufocar.
Um exemplo é a mistura de água sanitária com produtos de limpeza pesada (à base de amoníaco): a reação química é violenta, com vapores perigosos ao sistema respiratório. A mistura tem alto grau de toxicidade e é potencialmente explosiva, acarretando em outras complicações.
Outra combinação perigosa é a de água sanitária e álcool em gel: esses produtos jamais devem ser misturados!
Juntos, eles formam ácido muriático e clorofórmio, que prejudicam pele, olhos, pulmões, rins, fígado e sistema nervoso. Além disso, o clorofórmio pode causar enjoo, perda da consciência e morte.
Como diluir água sanitária corretamente:
Para formar o ácido hipocloroso siga o passo a passo abaixo:
- Use um recipiente de 1 litro, com tampa;
- Preencha mais da metade do recipiente com água potável;
- Coloque 50 ml de água sanitária (equivalente a um copinho de café);
- Complete o recipiente com água, até atingir 1 litro;
- Agite, rotule e guarde em armário fechado (protegido da luz).
Essa diluição pode ser usada na desinfecção de mesas, torneiras, sanitários, áreas abertas, pisos, solas de sapato etc.
Manter a higiene no ambiente de trabalho é fundamental para evitar a contaminação por Covid-19. Se no seu trabalho você também colabora com a limpeza do local, não deixe de colocar nossas recomendações em prática.
O Sindeesmat trabalha para que nossa categoria fique mais protegida e saudável na pandemia. Continue conosco!
Fonte: Sindeesmat