A associação entre cores e meses para a realização de campanhas sociais temáticas têm sido comum no Brasil e no mundo, com resultados em geral muito positivos. Seguindo esta tendência, o mês de junho é um momento importante para debater e incentivar a doação de sangue.

Dados indicam que os bancos de sangue sofrem redução de seus estoques em até 30% durante o inverno, o que se torna ainda mais preocupante tendo em vista que as doações já diminuíram durante a pandemia.

 

Junho Vermelho

O Junho Vermelho foi criado em 2015, pelo grupo Eu Dou Sangue. O mês foi escolhido tanto pela questão das baixas temperaturas, que acabam desestimulando as doações, quanto pelo dia 14 ser o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade muito importante, e o ideal é que essa prática seja constante na vida de todos. Os bancos de sangue são fundamentais para transfusões, cirurgias e tratamento de doenças crônicas e acidentes graves.

Para você se habilitar a ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e descansado e apresentar documento de identificação oficial.

O processo todo costuma durar menos de uma hora e não causa nenhum tipo de problema para a saúde do doador.

 

Fonte: Sindeesmat