No Brasil e no mundo, o mês de outubro é marcado por uma série de iniciativas envolvendo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer no colo do útero.
Batizado de Outubro Rosa, remetendo a outras campanhas similares como Setembro Amarelo, o mês é uma oportunidade para compartilhar com as mulheres e a sociedade informações importantes que podem salvar vidas.
Prevenção e autoexame
Apesar de ser um dos tipos de câncer com maior incidência entre as mulheres, no Brasil e no mundo, o câncer de mama pode ser tratado com sucesso em uma boa porcentagem dos casos, principalmente se ele for diagnosticado o quanto antes.
Por isso, um dos focos do Outubro Rosa é informar as mulheres sobre a importância de estarem atentas a seu corpo e também a fazerem o autoexame em suas mamas com alguma frequência.
Apesar de não substituir os exames clínicos, o autoexame é importante para que, por meio do toque, seja observado se há a presença de algumcaroço no seio, acompanhado ou não de dor.
A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Qualquer desses sinais não quer dizer, necessariamente, que exista a presença de um câncer, mas é preciso procurar um médico imediatamente.
A campanha também enfatiza que toda mulher com 40 anos ou mais precisa realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Já as mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
É preciso que as mulheres estejam atentas independente do aparecimento de sintomas.A existência de pessoas na família que tiveram a doença antes dos 50 anos aumenta o risco.
Surgiu nos Estados Unidos
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante os anos 1990, tendo depois sido aprovada pelo Congresso estadunidense, que instituiu o mês como momento nacional de prevenção e combate ao câncer de mama.
A iniciativa posteriormente se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, inspirada no sucesso de iniciativas semelhantes como Setembro Amarelo e Janeiro Branco.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 a estimativa é que sejam detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. O risco estimado é de 61,61 casos para cada 100 mil mulheres.
Fonte: Sindeesmat