As queimadas que afetam diversas regiões do Brasil têm trazido consequências sérias não só para o meio ambiente, mas também para a saúde dos trabalhadores. Para quem trabalha em ambientes como escritórios, mecânicas, portarias de terminais de ônibus ou na limpeza dos veículos, como os profissionais representados pelo SINDEESMAT, é importante estar ciente dos riscos e de como se proteger.

Como a fumaça das queimadas afeta a saúde
A fumaça que vem das queimadas é composta por partículas finas que, ao serem inaladas, podem entrar no sistema respiratório e causar uma série de problemas. Entre os sintomas mais comuns estão a irritação nos olhos, garganta seca, tosse e dificuldade para respirar. Quem já tem problemas de saúde, como asma ou bronquite, pode sentir um agravamento dos sintomas.
Esses efeitos são ainda mais intensos para trabalhadores que precisam realizar atividades ao ar livre, como aqueles que trabalham na portaria dos terminais de ônibus ou na limpeza dos veículos. Mesmo quem atua em ambientes fechados, como os escritórios ou as oficinas de mecânica, deve ficar atento, pois a fumaça pode penetrar nesses espaços se não houver ventilação adequada.

O que as empresas podem fazer para proteger os trabalhadores
As empresas que administram o transporte de passageiros, tanto em Curitiba quanto na região metropolitana, têm o dever de adotar medidas que garantam a saúde e a segurança de seus trabalhadores. Aqui estão algumas ações que podem ser tomadas para minimizar os impactos da fumaça e do calor:

1. Manter os ambientes de trabalho ventilados: Nos escritórios e mecânicas, garantir uma boa circulação de ar é essencial. Se possível, usar ar-condicionado com filtros adequados, que ajudam a reduzir a entrada de partículas nocivas.

2. Oferecer água potável em quantidade suficiente: Hidratar-se é uma das melhores formas de proteger o corpo contra os efeitos da fumaça e do calor. As empresas devem garantir que haja fácil acesso a água potável para todos os funcionários.

3. Garantir pausas para descanso em locais frescos: Para os trabalhadores que atuam na limpeza dos ônibus ou nas portarias dos terminais, é importante que as empresas ofereçam locais cobertos e ventilados para que possam fazer pausas e se recuperar do calor.

4. Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Trabalhadores que precisam realizar atividades externas, como os da limpeza e manutenção dos veículos, devem ter acesso a EPIs adequados, como máscaras que filtram as partículas da fumaça, para se protegerem.

Dicas de proteção para os trabalhadores
Além das medidas que as empresas podem adotar, é importante que os trabalhadores também tomem algumas precauções para se proteger. Seguir essas dicas pode ajudar a evitar problemas de saúde durante este período crítico:
* Evite exposição direta ao sol nas horas mais quentes: Se possível, tente evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h. Esse é o período em que o calor e a fumaça são mais intensos.
* Use protetor solar, chapéu e óculos escuros: Para quem precisa trabalhar ao ar livre, esses itens ajudam a proteger a pele e os olhos dos raios solares e dos efeitos da fumaça.
• Vista roupas leves e confortáveis: Usar roupas que permitam a circulação de ar ajuda a reduzir o calor corporal e a sensação de desconforto.
* Beba bastante água: Mesmo que você não sinta sede, é importante se manter hidratado. A ingestão de líquidos ajuda a proteger o corpo dos efeitos do calor e da poluição.
* Diminua o esforço físico sempre que possível: Para os trabalhadores da limpeza e da mecânica, é importante fazer pausas frequentes e descansar em locais frescos e ventilados.
* Cuide da ventilação dos ambientes internos: Nos escritórios e oficinas, mantenha as janelas abertas sempre que possível para melhorar a circulação de ar. Se houver ar-condicionado, verifique se os filtros estão limpos.
* Preste atenção aos sintomas: Se você sentir irritação nos olhos, garganta seca, tosse, ou dificuldade para respirar, procure um médico. Esses podem ser sinais de que a fumaça está afetando sua saúde.

A situação das queimadas e da poluição do ar traz desafios para a saúde de todos, especialmente para os trabalhadores que precisam lidar com ambientes externos ou pouco ventilados, como os representados pelo SINDEESMAT. Com as devidas medidas de proteção, tanto por parte das empresas quanto dos próprios trabalhadores, é possível minimizar os impactos da fumaça e garantir um ambiente de trabalho mais seguro.
É essencial que os trabalhadores sigam as orientações de saúde e fiquem atentos aos sinais de que a fumaça está afetando seu corpo. A saúde é a prioridade, e, com as ações corretas, é possível enfrentar esse período de forma mais segura.