O dia 14 de junho ficou marcado como a maior mobilização em defesa da Previdência Social e dos direitos do trabalhador brasileiro até o momento. A Greve Geral parou o país e levou dezenas de categorias às ruas em pelo menos 300 cidades. Ao todo, mais de 45 milhões de pessoas deixaram de comparecer aos seus locais de trabalho para dizer não à Reforma da Previdência.
Os trabalhadores paralisaram suas atividades por um dia inteiro para deixar bem claro ao Governo Federal que a aposentadoria da população é intocável.
No dia da Greve Geral, o período da manhã foi reservado para que várias categorias realizassem programações próprias em diversos pontos da cidade. Logo no início do dia, a luta começou forte com a ocupação de locais como a BR-277, BR-476 e o Contorno Sul, em Curitiba. Já os servidores públicos pararam o Centro Cívico e se concentraram em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado.
Já o grande ato unificado – que reuniu todas as categorias paralisadas, entidades sindicais e movimentos sociais – começou no início da tarde, na Praça Santos Andrade. Milhares de pessoas percorreram o centro passando pelas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano Peixoto e Rua XV de Novembro, até encerrar o dia na Boca maldita.
Foram realizados atos em dezenas de cidades do Paraná.
Fonte: Sindeesmat