Buscando conscientizar e informar a população sobre a saúde mental e a importância de acompanhar e prevenir possíveis transtornos, a campanha Janeiro Branco foi impulsionada pela primeira vez em 2014 por psicólogos mineiros, tendo crescido e aumentado sua repercussão de lá para cá.
O mês de janeiro foi escolhido por trazer a simbologia do começo, época em que as pessoas fazem novos planos e se planejam não só ter para ter um bom ano como superar problemas e desafios.
Já o branco representa o papel em branco em que se poderão desenhar novas possibilidades e rotinas de cuidado. É a possibilidade de se desenhar uma nova história.
A importância da saúde mental
Os organizadores do Janeiro Branco destacam que o Brasil é o segundo país do continente com mais pessoas diagnosticadas com depressão.
A estimativa é de que 5,8% de nossa população enfrentem essa condição, o que deixa o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A média de pessoas com depressão em relação à população mundial é de 4,4%, ou seja, estamos acima da média. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, com o impressionante índice de 9,3% da população.
Já um levantamento feito pela plataforma Vittude traz dados ainda mais alarmantes, apontando que 86% dos brasileiros teriam algum tipo de transtorno mental.
Deste total, 37% enfrentam estresse severo, 59% passam pelo estado grave de depressão e 63% têm ansiedade.
Outras cores
Campanhas relacionando cores e meses como forma de conscientização sobre temas importantes para o debate público, sobretudo em relação à saúde e prevenção, popularizaram-se e obtiveram bons resultados no Brasil e no mundo.
Além do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero, outras campanhas se popularizaram, como o Fevereiro Roxo e Laranja, que alerta sobre leucemia, fibromialgia, lúpus e Alzheimer, e o Novembro Azul, que tematiza o câncer de próstata, entre outros.