Em 2023, o Brasil registrou quase 2,9 mil mortes de trabalhadores em acidentes de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados pelo sistema eSocial. Com um total de 499.955 acidentes de trabalho notificados, os setores de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros e da Construção Civil se destacam como os mais críticos, com alta incidência de lesões graves e fatais.

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado em 27 de julho, é uma data fundamental para dar visibilidade à saúde e segurança dos trabalhadores. Instituído em 1972 com a publicação das Portarias 3236 e 3237, que criaram o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, essa data marca a obrigatoriedade dos serviços de medicina e engenharia de segurança do trabalho em empresas com mais de 100 empregados e a formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A gravidade da situação atual
Os números recentes são alarmantes: em 2023, 2.888 trabalhadores perderam a vida em acidentes laborais. No setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros, fatores como fadiga devido a jornadas excessivas, riscos ergonômicos e psicossociais, uso de estimulantes para aumentar a produtividade, e condições precárias de manutenção dos veículos e das rodovias são os maiores responsáveis pelos acidentes. Na Construção Civil, os principais riscos incluem quedas de altura, soterramentos e choques elétricos.

Ação sindical e a luta por melhores condições
O SINDEESMAT denuncia a situação como inaceitável. A luta por melhores condições de saúde e segurança no trabalho é uma bandeira permanente do sindicato. Além de atuar incessantemente por legislações, políticas públicas e ações que visem garantir um ambiente de trabalho seguro, o sindicato enfatiza a importância de se cobrar prioridade na saúde dos trabalhadores tanto nos locais de trabalho quanto nos serviços de saúde.

“O compromisso com a saúde e segurança no trabalho deve ser uma prioridade para toda a sociedade brasileira”, afirma Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, presidente do SINDEESMAT. Ele reforça a necessidade da efetivação das políticas de vigilância em saúde e da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. A fiscalização das condições de saúde e a implementação das medidas de segurança previstas nas normas regulamentadoras são essenciais para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Ambiente seguro
Os acidentes de trabalho resultam de uma combinação de fatores, não tendo um único motivo isolado.

Para assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável, as empresas devem implementar uma gestão eficaz de segurança e saúde, que inclua a promoção de uma cultura de prevenção, avaliações regulares de riscos, manutenção organizada do local de trabalho, capacitação dos trabalhadores e medidas preventivas, conforme a legislação (NR-01).

Tais medidas incluem a eliminação de fatores de risco, adoção de proteções coletivas e individuais e canais de comunicação para que os trabalhadores relatem condições inseguras. A conformidade com as normas de segurança estabelecidas é essencial para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Na luta
O SINDEESMAT reforça a necessidade contínua de esforços para proteger a integridade física e mental dos trabalhadores, reduzir os custos para as empresas e o sistema de saúde pública, e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. A segurança no trabalho é uma responsabilidade compartilhada que exige a colaboração de empregadores, trabalhadores e autoridades públicas.